Decoração de Casas Pequenas: Dicas para aproveitar melhor o espaço

Publicado em 27.07.2018 | comentários | 483 visualizações

Não é porque você mora num ambiente pequeno que significa ter de abrir mão da decoração.
Muito pelo contrário! Com os móveis certos e alguns truques é possível criar um ambiente bastante charmoso e funcional, que reflita a sua personalidade e estilo de vida.

Em alguns casos, é possível até ganhar mais espaço apenas fazendo o bom uso de mobiliário e acessórios.

Mesmo assim, decorar uma casa pequena pode ser um desafio para a maioria das pessoas. Porém, com uma boa dose de organização fica bem mais fácil colocar as ideias em prática.

Se você sonha em ter sua casa pequena decorada, basta ficar de olho nas nossas dicas valiosas e soltar a imaginação.

decoracao casas pequenas 1
Foto: Loft Zoku, em Amsterdã - Reprodução (Home Designing)


Planejamento é tudo!

Planejamento é palavra de ordem quando se fala em como decorar uma casa pequena. Nesta etapa, é imprescindível reunir a maior quantidade de ideias e inspirações prováveis. Não hesite, nem mesmo um segundo, na hora de pesquisar os móveis e objetos que irão compor o ambiente dos seus sonhos.

Aqui é importante levar em consideração a proporção do cômodo, seja ele uma sala, quarto, cozinha ou banheiro, para obter como resultado final um visual interessante e equilibrado.

Outro ponto de destaque, é a parte financeira. Você deve ter definido um orçamento máximo para investir, mas fique tranquilo (a)! É totalmente viável  realizar a decoração de casas pequenas gastando pouco.


Priorize a escolha de móveis que ocupem pouco espaço

Escolher móveis pensados e projetados para se adequar a espaços limitados é uma grande solução para a decoração de casas pequenas, afinal, ambientes pequenos pedem móveis proporcionais. O móvel certo para o ambiente traz praticidade e aumenta a sensação de bem-estar.

Uma boa pedida são elementos que possam mudar de lugar, pois trazem versatilidade e possibilitam diversas composições diferentes.

Dica da Aiup: Para melhor visualizar um móvel e simular sua presença no ambiente, você pode demarcar as suas dimensões reais no chão, utilizando uma fita adesiva. A medida, mesmo que simples, pode evitar transtornos como comprometimento da circulação.

decoracao casas pequenas 2
Foto: Projetado para ambientes reduzidos, o Rack Sencilla é compacto e muito prático, e pode ser encontrado na Aiup.


Opte por ambientes integrados

Decorar um ambiente compacto exige ideias inteligentes. Optar por ambientes integrados é uma delas. Neste contexto, a integração cria a sensação de amplitude e une o útil ao agradável.

A união de um ou mais cômodos é uma solução incrível. Você pode apostar em combinações que incorporem sala e home office, sala de jantar e cozinha desde que os espaços conversem entre si.

As vantagens para este tipo de composição são inúmeras, desde melhores condições de ventilação, uso de iluminação natural, praticidade, organização e ampla área de convivência.

Para fugir da falta de privacidade e agregar charme e estilo de uma forma mais intimista, você pode usar e abusar dos biombos ou divisórias, que ajudam a “unir” os espaços, sem perder a dimensão.

decoracao casas pequenas 3
Foto: Inspiração que apresenta a união de ambientes e uso da divisória de madeira. Reprodução (Habitissimo)

Biombo Sencilla Caramelo
Foto: Biombo Sencilla todo em madeira, uma ótima opção para dividir um ambiente.


Prefira os móveis multifuncionais

Os móveis multifuncionais, ou seja, que possuem mais de uma função, são perfeitos itens de decoração para casa pequena.

Adaptáveis, eles podem ser usados em mais de um ambiente e muitas vezes desempenham com maestria e sofisticação o papel em cada um deles.

A escolha de peças versáteis ajudam a ganhar espaço de forma eficiente.

Uma estante de madeira compacta, com nichos e portas de correr é capaz de ser usada em qualquer ambiente (sala, quarto ou escritório). Na sala de estar, ela pode comportar objetos decorativos, livros e porta-retratos. Além disso, tem como diferenciais as portas de correr, que ajudam a esconder a baguncinha do dia a dia!

Outra boa opção são as mesas de centro. Muito funcionais em pequenos cômodos, elas são um curinga e podem servir como apoio de copos para aquela reunião de amigos, abrigar pequenos objetos, ou mesmo somente delimitar o ambiente. 

decoracao casas pequenas 4
Foto: Estante com nichos e portas de correr completa o ambiente com praticidade (Casa Vogue)


Aproveite todos os espaços

Com uma boa distribuição dos móveis é possível aproveitar todos os espaços disponíveis, até mesmo aquele cantinho merece ter uma segunda chance.

Muitas vezes vãos e cantos passam despercebidos a um primeiro olhar, mas basta um pouco de atenção e criatividade para fugir do óbvio.

Na sala, mesas laterais e prateleiras dão um “up” ao cenário com muita funcionalidade e beleza. Nos quartos, o criado mudo rouba a cena por seu uma mobília de fácil acesso e uso frequente.

Já na cozinha, nichos embutidos em armários podem servir como alternativa de armazenamento para temperos e condimentos.

moveis linha sencilla


Dicas práticas de como decorar casas pequenas

- Objetos e móveis pequenos e minimalistas enfeitam com graça e tornam o recinto aconchegante, sem sobrecarregar e “poluir” visualmente. Fuja de móveis grandes e pesados, e lembre-se: nossa casa é nosso refúgio e deve ser o ambiente mais agradável do universo. 
- Inclua espelhos na sua decor. Além de valorizar e trazer requinte ao espaço, ampliam e trazem luminosidade. Use em armários, nas paredes e até mesmo em pendentes de iluminação.
- Na hora da pintura, dê preferência à cores neutras. Tons de branco, preto, cinza, marrom, bege e creme, ou texturas em cores claras, deixam os cômodos mais clean e espaçosos.
- Valorize a iluminação natural, além de economizar energia elétrica, ela colabora para o bem-estar e saúde das pessoas.
- Por fim, continue ligado (a) em todas as dicas e sugestões postadas aqui no blog da Aiup. Com conteúdo relevante, as publicações abordam temas como arquitetura, arte, decoração, design, organização e tendências.

 

Comentários