Como limpar sofá em casa

Publicado em 08.08.2018 | comentários | 31 visualizações

“Coração” de toda sala de estar que se respeite, o sofá costuma ser um móvel muito útil e versátil. Serve para descansar, relaxar e até mesmo reunir a família para aquele filminho no final de semana. Há ainda quem também o utilize para fazer pequenas refeições e/ou lanches em frente a TV. Ou seja, o sofá é uma peça de grande importância, destaque e relevância na nossa casa. Sendo assim, merece todo o nosso cuidado e atenção!

sofa design
Foto: Peça central na sala de estar, sofá oferece conforto e bem-estar. Sofá em pré-lançamento, em breve na Aiup.


Diante de toda esta versatilidade e possibilidade de usos, não é incomum que nosso grande amigo sofra com a sujeira, manchas e desgaste precoce, causados pelo (mau) uso do dia a dia.

Por isso, para que você possa usufruir da sua mobília de forma mais confortável e durável, a Aiup oferece abaixo diversas dicas de como limpar o sofá. Afinal, além de ser uma questão de higiene, manter a peça limpa é fundamental para evitar diversos problemas de saúde, como rinites e alergias.

Mas antes, precisamos que você leve em consideração alguns detalhes indispensáveis, que garantirão a efetividade e sucesso da sua limpeza.

1 - Fique atento às orientações do fabricante. Geralmente, os móveis possuem etiquetas internas com dicas essenciais e símbolos, com as devidas instruções de como limpar o sofá.
2- Examine com atenção o tecido e/ou textura do material que deve ser limpo. Existe uma grande variedade de marcas e estilos à venda no mercado. Cada qual com sua particularidade.
3- Antes de usar qualquer solução de limpeza, faça um teste em uma pequena área na parte de trás ou debaixo do móvel. Observe a ação e descarte o produto se ele danificar o tecido/material.

Recado dado, chegou a hora de levantar do sofá e colocar a mão na massa!


Como limpar sofá de tecido

sofa sala
Foto: Sofás em tecido precisam de limpeza recorrente para evitar manchas e desgaste (Pinterest)


Estofados de tecido são os campeões no acúmulo de manchas e poeira. Se este é o seu estilo, você pode começar a ação utilizando o aspirador de pó. Remova as almofadas, se for o caso, e aspire toda a superfície, caprichando nos assentos, braços e encosto.

Agora, se seu móvel é de tecido, o que inclui linho ou veludo, você pode usar a mistura infalível de água e vinagre branco.

Confira o passo a passo: para cada xícara de água, misture a mesma quantidade de vinagre branco. Borrife em um pano limpo e macio e espalhe delicadamente sobre o sofá. Para finalizar, você ainda pode “escovar” o tecido utilizando uma escova de cerdas macias.

Se as manchas forem de gordura, você pode apelar para a mistura clássica, que inclui água e detergente, na proporção de uma colher de detergente para um copo americano de água. Basta borrifar sobre o local a ser limpo, e secar com um pano de algodão.


Descubra como limpar sofá a seco

Se você prefere abrir mão da água na higienização, uma boa opção é a lavagem a seco. O procedimento também pode ser realizado em casa, sem muitos segredos e complicações. Basta ter uma quantidade de bicarbonato de sódio, aproximadamente 250g, e um aspirador de pó.

Desta forma, como se fosse um talco, você pode espalhar o pó por toda a área do estofado. Deixe agir por, no mínimo, 1 hora e aspire. Para remover todos os resíduos, você pode finalizar a limpeza com um pano úmido.  

sofa sujo
Foto: “Lavagem a seco” também pode ser realizada em casa, sem complicações (askwetandforget)


Removendo a sujeira de sofás de couro

Se você está se perguntando como limpar sofás de couro, nós temos a resposta e vamos te ajudar.
A manutenção de sofás de couro é muito fácil, porém requer alguns cuidados específicos.
Utilizando os produtos ideais é possível obter um sofá limpo e livre de manchas por um bom tempo.

sofa couro
Foto: Além da beleza e conforto, sofás de couro possuem manutenção descomplicada (Pinterest)


Diferente do que se imagina, os estofados de couro, courino e napa também acumulam pó. Assim, você deve iniciar a limpeza retirando o pó com um pano seco. A seguir, prepare uma solução de água e sabão de coco. Você deve diluir uma colher de sopa de sabão de coco, que pode ser líquido ou ralado, em 700 ml de água. Borrife sobre a superfície e esfregue delicadamente com um pano ou esponja macia. Retire toda a espuma e seque com um pano limpo, seco e macio.


Saiba como limpar sofá de suede ou camurça

Bastante sofisticados, os sofás de suede ou camurça exigem muita delicadeza quando se trata de limpeza. Para a higienização destes materiais, recomendamos o uso de um pano levemente umedecido com água e um pouco de detergente neutro. A aplicação deve ser feita em movimentos que respeitem o sentido do tecido para não estragar a aparência.

sofa camurca
Foto: Higienização de sofá em suede requer suavidade e delicadeza (Bloglovin)


Cuidados com o sofá

Com alguns truques, você pode manter seu estofado novo por mais tempo.
- Mantas e almofadas podem fazer parte da decoração, deixando o ambiente mais aconchegante, bonito e personalizado. Além disso, elas possuem uma função que quase ninguém imagina: proteger o seu estofado! 
- Evite comer e manusear bebidas no sofá. Uma ótima sugestão é incluir mesinhas laterais e de apoio na sala. Suportes de madeira para o braço do sofá também funcionam como bons aliados.
- Fique atento (a)! Alguns tecidos e materiais são sensíveis ao sol. Procure evitar a exposição direta, assim você garante uma maior durabilidade e fica livre das manchas e descoloração.
- Para manter a limpeza em dia e evitar o acúmulo da sujeira mais pesada, procure limpar os estofados uma vez por semana.
- Apesar de um pouco cara, a impermeabilização é uma boa saída e vale a pena ser considerada em alguns casos específicos. O procedimento, que é realizado por profissionais, tem como objetivo impedir que líquidos e partículas sejam absorvidos pelo tecido. É ideal para quem tem crianças ou pets que fazem uso da mobília.

Para soluções inteligentes, dicas e sugestões de decoração, continuem ligados no Blog da Aiup!

Comentários