Buffet para Sala de Jantar: Como Escolher o Ideal

Publicado em 19.06.2018 | comentários | 958 visualizações

O ​buffet de madeira​ é um móvel muito versátil, capaz de trazer mais praticidade e beleza à decoração da sua ​sala de jantar​. Além de completar o ambiente com muito estilo, esse móvel é perfeito para organizar diversos objetos sem ocupar muito espaço, como louças, talheres, enfeites e toalhas de mesa, deixando tudo à mão de forma muito mais ordenada e sem interferir na disposição do ambiente.

buffet para sala de jantar
(Reprodução/Stadshem)

Além de seu apelo para a organização, o ​armário buffet ​ou ​balcão buffet​ também atua de forma prática durante as refeições, principalmente as mais especiais, que contam com convidados e diversos pratos para saborear. Nessas situações, esse móvel servirá como apoio para utensílios e travessas, deixando a mesa mais espaçosa e confortável para os convidados aproveitarem melhor a ocasião.


Sala de jantar com buffet

Já nos momentos em que o ambiente estiver livre, o ​buffet de sala de jantar​ pode ser utilizado para decorar o cômodo, servindo como superfície de apoio para vários objetos decorativos, como velas e castiçais, vasos de flores, livros, porta-retratos e até lembranças de viagem.

buffet para sala de jantar
(Reprodução)


Uma dica que faz toda a diferença é aproveitar também o espaço vertical da parede atrás do ​móvel buffet​ com outros itens de decoração, como um espelho, um quadro grande ou vários pequenos para montar a sua própria galeria de arte. O espelho em especial é perfeito para ambientes menores, o que é o caso dos apartamentos, pois ele irá dar uma sensação de amplitude maior, tornando o espaço mais agradável, além de estiloso.

Você ainda pode aproveitar a superfície desse móvel para criar uma pequena cristaleira, utilizando bandejas para dispor taças, copos e cristais de forma organizada. Caso seja necessário um pouco mais de espaço para isso, é possível fixar prateleiras na parede atrás do buffet para posicionar os objetos, transformando esse cantinho com criatividade. 

buffet para sala de jantar

Foto: O espelho colocado acima do buffet faz toda a diferença na decor! (Reprodução/Emily Henderson)

Buffet Aparador Rack Cacau - Branco Ambiente
Foto: Utilize o buffet como uma pequena cristaleira ou bar. (Produto: Buffet Suspenso Cacau Branco)

buffet para sala de jantar
Foto: É possível guardar taças e copos nos armários do buffet. (Reprodução/Design Sponge)


Escolhendo seu ​balcão buffet para sala de jantar

Para escolher o móvel ideal para você, vamos começar pelo estilo. Hoje em dia, você vai encontrar uma grande variedade de modelos de ​móveis buffet para sala de jantar​. Os estilos variam desde os mais básicos aos mais robustos e elegantes, tudo para agradar ao máximo os gostos dos consumidores, até mesmo dos mais exigentes.

É possível encontrar buffet ​retrô,​ com os ​pés palito ​característicos do estilo, buffet moderno, buffet com espelhos, o clássico buffet branco, que é super fácil de combinar, buffet pequeno, buffet grande e buffet colorido.

buffet para sala de jantar
Foto: Um exemplo de design estilo retrô com suas linhas retas e pés palito. Amamos! (Produto: Buffet Breda 3 Portas)


Certifique-se de que o estilo do móvel que você escolheu não irá destoar do restante do ambiente onde ele será inserido. Para isso, procure combinar as cores do móvel com as já existentes em outros itens da ​sala de jantar​, como as ​cadeiras​, a ​mesa, o tom do piso e das paredes. Você pode brincar com uma variação de tons ou optar por cores complementares, usando a sua criatividade e contando com a ajuda de um profissional, se preferir, para não carregar o ambiente.

buffet para sala de jantar
Foto: Nesse ambiente, o tom da madeira do buffet combina com o piso e a mesa de jantar, complementando os tons neutros que compõem o cômodo. (Reprodução/Maisons du Monde)

maxima moveis adega e buffet quartzo ref801 0 e 802 0 1620x770
Foto: Nesse ambiente, o tom da pintura laca do buffet combina com o piso e o aparador, complementando os tons neutros que compõem a sala. (Produto: Buffet Brenne Marrom Claro)
 

O próximo passo é verificar as medidas do móvel do espaço para conferir se o ​buffet de madeira para sala de jantar​ que você pretende comprar dará certo naquele cantinho que você está pensando. Isso é uma parte muito importante do processo para evitar qualquer frustração quando o seu item chegar na sua casa. Confira bem a largura e profundidade do móvel, bem como a altura dele, quando a intenção for combinar com alguma decoração na parede.


Decoração para buffet de sala de jantar 

Depois de garantir o seu móvel, é hora de incorporá-lo na decoração da sua sala de jantar usando a sua criatividade e imaginação! Mas você não é está só nessa: a Aiup também tem algumas dicas muito legais que irão te ajudar nessa tarefa e deixar o seu lar mais bonito, especial e com a sua carinha.

Não tem uma regra - você pode combinar diversos objetos de decoração da forma e maneira que preferir, seja no próprio móvel ou perto dele, complementando o interior do ambiente. Espelhos, quadros, livros, revistas, discos, velas, plantas, ​prateleiras​ ou luminárias, as opções não param por aí!

buffet para sala de jantar
Foto: Enfeite seu buffet com vários objetos de decoração, de quadros a livros e plantas! (Reprodução/Saar Manche)


Você pode manter uma decoração mais sóbria e minimalista, ou criar uma composição super interessante com esses objetos, combinando ​espelho​ com ​quadros​, uma ​luminária tipo abajur bem bonita, incluindo um ou vários ​vasinhos com plantas​ de sombra, cactos, suculentas ou flores, alguns ​porta-retratos​ e revistas ou livros bonitos empilhados.

buffet para sala de jantar
Foto: Vários objetos combinados compõem a decoração desse buffet. (Reprodução/Cyrillus Maison)


Decoração com quadros 

Como já comentado, o espaço fica lindo quando você combina o seu buffet com um quadro pendurado na parede. Pode ser um quadro só, bem grande, utilizando todo o espaço vertical disponível acima do móvel e destacando esse cantinho do cômodo, tornando-o um espaço mais estiloso.

Ou, se preferir, é possível utilizar vários quadros juntos, posicionados de diversas formas, o que cria um aspecto irreverente e ousado na decoração. Nesse caso, você pode variar nas molduras das imagens, utilizando de várias cores, tipos e tamanhos, montando uma galeria de arte na sua própria casa. Assim, você vai poder adicionar todas as suas fotografias ou gravuras favoritas, sem precisar escolher uma só!


buffet para sala de jantar
Foto: Combine um quadro grande com o buffet para mais destaque. (Reprodução/Akin Design Studio)

buffet could ref 791 0923 37 847 ambFoto: Utilizar vários quadros para complementar o canto do buffet fica lindo! (Produto: Buffet Bauhaus Laranja


Outra forma super criativa e autêntica de decorar com quadros é apoiando-os no próprio buffet, apenas encostados na parede. Além de ficar tão bonito quanto fixar as artes na parede, é uma maneira mais prática de adotar essa dica de decoração, uma vez que não será necessário furar a parede e será possível trocar os quadros sempre que quiser com pouquíssimo trabalho.

Para quem gosta de uma decoração mais despojada, é possível brincar com os tamanhos dos quadros mesmo nessa disposição. Utilize um quadro grande e sobreponha-o com um menor, cobrindo uma pequena parte do primeiro, enquanto ele se apoia no quadro maior. É possível até mesmo optar por uma imagem vertical e outra horizontal! Utilizar objetos de tamanhos diferentes deixa a decoração ainda mais interessante visualmente.

buffet para sala de jantar
Foto: Nesse buffet, um quadro pequeno sobrepõe um quadro maior e tira a decoração do comum. (Reprodução/AD Magazine


Outra ideia para quem gostaria de adicionar mais cores ao ambiente, mas de maneira um pouco mais discreta, sem precisar trocar os móveis, é justamente escolhendo quadros bem coloridos ou um de cada cor, o que trará um pouquinho mais de alegria para sua sala de jantar!

Porém, para quem gosta de manter um padrão mais organizado e clássico na decoração, a dica é apoiar quadros do mesmo tamanho no seu buffet, colocando-os lado a lado para expor as suas imagens favoritas, e optar por artes mais sóbrias e com molduras brancas ou pretas.

O importante é usar a sua criatividade para tornar a funcionalidade desse móvel também em um artigo decorativo para a sua sala de jantar! O que você acha dessas dicas?

Não se esqueça de conferir todos os ​modelos de buffet​ da Aiup​ para decorar a sua casa com toda a elegância desse móvel! 

Comentrios