Por que cidades frias utilizam piso aquecido em suas casas?

Publicado em 23.01.2019 | comentários | 615 visualizações

Descubra 8 benefícios que você e toda a sua família irão amar.

piso aquecido

Crédito da imagem: portugas.net


Como os proprietários de imóveis estão cada vez mais conscientes dos benefícios do piso aquecido em relação aos sistemas de radiadores convencionais, não é surpresa que este seja atualmente um dos projetos de melhoramento de casas que mais cresce no Brasil.

Muito comum em Curitiba e região por causa do frio e da umidade dessa região. Muitas casas em Curitiba e região metropolitana dispõe dessa ferramenta para aquecer os ambientes. A instalação de pisos aquecidos tem crescido muito em casas em São José dos Pinhais, casas em Colombo, e casas em Pinhais, que são ainda mais úmidas que a capital paranaense.

Embora exista um investimento inicial para instalar o sistema de aquecimento, dependendo do sistema, em um prazo surpreendentemente curto as economias em energia e eficiência se pagarão por si mesmas, além de agregar valor adicional à propriedade como um todo. Para aqueles interessados ​​em aprender mais sobre as vantagens inerentes oferecidas pelo piso aquecido, segue abaixo um resumo dos 8 principais benefícios.

1. Baixo custo de manutenção

Talvez uma das razões mais populares pelas quais moradores de casas em Curitiba estão começando a instalar o piso aquecido é simplesmente porque raramente é necessária alguma forma de manutenção depois da instalação. Este é o caso tanto do piso radiante elétrico quanto do hidráulico.

2. Eficiência energética simples

As geralmente utilizam o piso radiante por ser mais eficiente do que aqueles antigos radiadores antiquados, sendo muito mais rentável no que diz respeito às contas de energia elétrica.
No entanto, é aconselhável instalar o seu sistema de aquecimento enquanto também realiza um teste de eficiência. Isto avaliará a eficácia global do seu isolamento em casa e garantir que você obtenha o desempenho ideal do seu piso aquecido.

Como o piso em si é aquecido, retém o calor muito melhor do que os radiadores tradicionais, que se resfriam muito rapidamente quando desligados, fazendo com que o calor produzido evapore rapidamente. Com o piso radiante, a casa será capaz de reter o calor de forma muito melhor, exigindo bem menos energia para manter esse calor.

Quanto ao custo, vale a pena destacar brevemente as vantagens dos sistemas elétricos e hidráulicos para quem deseja comprar imóvel que possivelmente já venha com essa tecnologia. Como os sistemas baseados em água dependem de gás, eles são tipicamente mais eficientes no que diz respeito aos custos de operação, mas são consideravelmente mais caros de se instalar.

Por outro lado, o aquecimento por piso radiante elétrico é mais barato de se instalar (na verdade, até o eletricista mais inexperiente pode colocá-lo), mas a longo prazo é muito mais caro de se operar.É realmente uma escolha pessoal o tipo de sistema que melhor se adapta à sua casa. Aqueles que desejam apenas aquecer uma pequena sala descobriram que um sistema seco satisfaz perfeitamente as suas necessidades, ao passo que os sistemas úmidos satisfazem melhor as situações da casa como um todo.

3. Superior em termos de conforto

Continuando a partir do ponto acima, mas merecendo a sua própria menção particular, a casa vai se sentir mais confortável quando aquecida pelo chão.
Isso ocorre porque a temperatura será consistente ao redor da sala. Por exemplo, um canto não será mais frio do que o outro, como é frequentemente o caso de um sistema de radiador que depende da convecção. Então, não haverá mais disputas por um local perto do radiador.

4. Mais higiênico

Com radiadores e aquecimento por convecção, os pavimentos permanecemfrios e a umidade ao nível do solo pode ocorrer. Este é o terreno ideal para o temido ácaro da poeira. No entanto, graças ao piso radiante, qualquer ácaro e outros rastejantes descobrirão que o chão aquecido torna o ambiente muito quente e seco para eles viverem e se reproduzirem.

Os resultados da mudança para o piso aquecido podem ser surpreendentes. Estudos mostram que a instalação de aquecimento radiante em casas emcondomínio fechado pode reduzir a quantidade de ácaros presentes em até 80%! Como resultado, as pessoas que sofrem de doenças respiratórias, como a asma, se sentirão muito mais confortáveis ​​com esse tipo de instalação.


5. Pode ser usado com a maioria dos pisos existentes no mercado

Ao contrário da crença popular, o aquecimento radiante pode agora ser instalado com a grande maioria dos pisos, desde que você escolha o sistema correto.Muitas pessoas pensam em aquecimento radiante como sendo dependente de pisos de superfície sólida, como azulejos ou pedras (provavelmente porque eles experimentam primeiro em casas de banho de boa qualidade). No entanto, isso não é necessariamente verdade e, de fato, esse sistema de aquecimento pode agora funcionar perto de qualquer tipo de piso - vinil, madeira, carpete, laminado etc.

Como esse sistema depende do calor de retenção do piso, as superfícies sólidas são mais eficazes do que a colocação de carpete diretamente sobre o sistema de aquecimento, mas, na verdade, tudo não passa de uma questão de preferência pessoal.


6. Flexibilidade em temperatura ambiente

Graças a cada sala ter seu próprio termostato, não é obrigatório que um quarto seja mantido tão quente quanto os outros.Embora muitos radiadores estejam agora equipados com válvulas termostáticas, eles podem não ser confiáveis ​​e o controle de temperatura será mais um acerto e um erro do que uma ciência exata. Com um bom sistema de controle de aquecimento é fácil economizar dinheiro mantendo as temperaturas baixas (ou mesmo desativadas) em salas raramente usadas, enquanto que as principais áreas de convivência são mantidas tão quentes quanto o desejado.

Este também é um recurso útil para pessoas que gostam de gerenciar sua própria temperatura em seus próprios espaços - afinal, alguns de nós sentem o frio mais do que outros.


7. Ideal para quem busca mais espaço dentro de casa

Vamos ser francos - os radiadores ocupam espaço e nunca vão ganhar prêmios por suas qualidades estéticas. Naturalmente, o piso aquecido elimina a necessidade de qualquer radiador em toda a casa e libera espaço que pode ser usado para móveis extras ou até mesmo para evitar que o ambiente pareça desordenado.


8. Proteção ao mobiliário

Você que mora em lugares úmidos deve ter problemas com mofo e tentar eliminar de qualquer forma esse problema não é muito fácil, intensificando ainda mais no inverno.O piso aquecido vai deixar o chão mais seco e vai preservar seu móveis aumentando a durabilidade do mobiliário so ambiente. Cuide bem dos seus móveis.


Conclusão

Esperamos que estes 8 pontos destaquem os potenciais benefícios do aquecimento por piso radiante, mostrando porque é uma ótima opção para as famílias que procuram gerir eficientemente a sua utilização de energia e desfrutar de um melhor padrão de conforto geral.


Divulgue você também os benefícios do piso aquecido compartilhando o post nas redes sociais!

 

Comentários