Móveis de Madeira Maciça: Quais suas vantagens?

Publicado em 01.06.2018 | comentários | 723 visualizações

Os Móveis de madeira maciça são uma opção excelente para quem procura móveis atraentes, requintados, únicos e com sofisticação.

Esse tipo de móvel é sinônimo de qualidade e longa vida útil e, em um momento em que a sustentabilidade está em pauta, os móveis de madeira maciça podem ser uma boa alternativa ecológica, devido ao seu bom manejo e o benefício da reutilização.

Assim, além de economia e exclusividade na decoração, um ambiente decorado com móveis de madeira maciça são, também, sinônimo de cuidado com o meio ambiente.

Elencamos abaixo as principais vantagens de adquiri-los. Acompanhe:

Melhor relação custo e benefício
A economia proporcionada pela aquisição de móveis de madeira maciça é real. Quando comparados às placas e chapas laminadas de MDF, por exemplo, a madeira maciça oferece mais resistência ao desgaste natural do tempo e maior durabilidade, por causa de suas características naturais.

Manutenção
Os móveis feitos com madeira maciça são também conhecidos pela facilidade de baixa manutenção. Um pano seco e macio para remover o acúmulo de poeira é o suficiente para assegurar a limpeza. Tem maior resistência à água do que móveis em MDP, ou móveis em MDF.

Requinte e exclusividade
Os tipos de madeira para móveis possuem formas e colorações únicas, permitindo uma ampla variação das peças. Muitas vezes, são peças únicas que saem diretamente da natureza para os ambientes urbanos. Podemos encontrar algumas variedades como móveis de madeira maciça rústica, ou móveis de madeira de demolição, Cedro, Pinho, Taeda, Nogueira, Mogno, entre outras diversas alternativas.

Ecologicamente adequado
Um dos diferenciais mais importantes da madeira maciça é o seu potencial de reutilização, o que protege o meio ambiente e ainda possui menor quantidade de aditivos químicos.

Versatilidade
Os diferentes tipos de madeira para móveis podem ser utilizados em diversos ambientes, tanto em áreas internas quanto externas. O que deve ser levado em consideração é que, em geral, os móveis feitos com madeiras mais densas podem ficar ficam posicionados no exterior. Porém, isso não é uma regra. Dê asas à sua imaginação e coloque sua criatividade em ação!

Banco Varanda de Madeira 3 Lugares - Jatobá
Banco Varanda de Madeira 3 Lugares Jatobá

CUIDADOS
Móveis de madeira maciça merecem atenção especial, sobretudo quanto à sua origem. Procure conhecer a procedência da madeira utilizada na fabricação dos móveis para que não tenha origem de área de desmatamento, o que é proibido por leis ambientais.

Outro cuidado importante é escolher um profissional com habilidoso para lidar com madeira maciça. O marceneiro que trabalha com madeira de demolição e madeira maciça precisa ter conhecimentos específicos e utilizar ferramentas adequadas para transformar o material no móvel que deseja.

Como são materiais de custo mais alto que outros, contratar um profissional que saiba trabalhar com madeira maciça também significa valorizar não apenas a peça, mas o seu dinheiro.

Cuidados com a incidência direta da luz solar e mudanças climáticas também são importantes para manter a qualidade e garantir a longa vida de seu móvel exclusivo. Aplicações periódicas de verniz para proteger e impermeabilizar as peças são fundamentais. Esses produtos também contribuem para que a cor de seus móveis não sofra alteração com o passar do tempo.

Agora que você já conhece as vantagens e os cuidados necessários com os móveis de madeira maciça, mãos à obra! Prepare-se para deixar o seu lar mais aconchegante, confortável e com beleza inigualável.

Ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário..

 

Comentrios