Modelos de Adega: Ideias para sua Casa

Publicado em 12.07.2018 | comentários | 1.090 visualizações

adega embutida

Para quem aprecia um bom vinho, não perde uma oportunidade para celebrar e gosta de receber convidados em casa para um brinde especial, nada melhor do que ter a sua própria adega​ em casa para reunir seus rótulos favoritos!

Apesar de parecer uma opção apenas para lares com mais espaço disponível, isso não é regra: é possível fazer tanto uma ​adega para casa​ grande quanto uma ​adega pequena com as diversas opções disponíveis no mercado e com as ideias que separamos para você. Assim, você poderá ter a adega ideal para a sua casa, com qualidade e charme, seja ela maior ou menor.


Aproveite para conferir todos os modelos de adega disponíveis na Aiup!


adega santiago
Foto: Adega criada em formato inusitado que ocupa pouco espaço e ainda dá outra cara à decoração da cozinha! (Reprodução/Artem Tiutiunnyk)

Alguns modelos de adega podem ser integrados na sua cozinha, ​sala de jantar​, despensa ou churrasqueira, pois são compactos e perfeitos para o cantinho que você tiver disponível na sua casa, enquanto outros merecem um lugar especial e exclusivo para eles, criando um ambiente próprio para a adega.

Independente do espaço que você tiver, a ​adega de bebidas​ ficará linda no seu lar. E para não ter dúvidas sobre a melhor opção para você, vem conferir as ​ideias de adega​ que separamos!


Adega de Vinho​ Pequena

Para quem não dispõe de muito espaço livre mas não abre mão de ter sua própria adega para armazenar e ter sempre à mão suas bebidas favoritas para comemorar algo especial, as ​melhores adegas de vinho​ são, sem dúvidas, as mais compactas.

Dessa forma, será mais fácil adequá-la à disposição dos seus móveis, sem precisar de mudanças muito radicais no ambiente. Além disso, também são a melhor opção para quem não pretende ter uma coleção muito grande de rótulos, sendo necessário armazenar apenas algumas garrafas mais pontuais.

adega barzinho malbec
Foto: A Adega Bar Maubec da Aiup é compacta e cabe em qualquer ambiente! Seu design moderno possibilita que ela seja usada até mesmo como uma mesa de canto, otimizando o espaço em cômodos pequenos.

Pelo fato de as adegas armazenarem as garrafas na horizontal, deitadas, é possível adicionar esse móvel na sua casa otimizando o espaço de forma inteligente. Você pode posicioná-la na despensa, abaixo das prateleiras de mantimentos, ao lado do balcão na churrasqueira, ou até mesmo embutir o móvel na bancada da cozinha.

O ideal é deixar as garrafas longe da exposição ao sol direto e do calor, já que essas condições acabam prejudicando a qualidade das bebidas. Por isso, na hora de escolher o local onde você pretende incluir a sua ​adega para vinhos​, não se esqueça de levar em consideração esses pontos para deixar as suas bebidas sempre boas para serem apreciadas!

adega celles
Foto: Nossa Adega Celles fica linda na decoração, armazena e protege as garrafas da luz solar com muito estilo! 

adega climatizada embutida
Foto: Este projeto mostra como uma adega pode ser embutida no armário da cozinha ou da churrasqueira gourmet. (Reprodução/Alvhem

adega varanda
Foto: Essa ideia prova que até a sacada do apartamento serve como um local para montar a sua adega! Aqui, a pequena adega climatizada é combinada com o móvel para armazenar mais rótulos e dar um up na decoração. (Reprodução/Caroline Manfrin

Uma adega pequena, ou ​mini adega,​ pode armazenar de 8 até 16 garrafas, se adaptando ao gosto e necessidade de cada um. Para quem está começando no mundo dos vinhos e pretende ter algumas garrafas de reserva para o dia a dia ou para alguma ocasião especial, esse modelo de adega já será o suficiente!

adega brenne
Foto: A Adega Brenne da Aiup tem design moderno e capacidade para 20 garrafas, perfeita para decorar e armazenar as bebidas com muito estilo!


Adega de Parede

Outra opção perfeita para quem pretende ter uma adega em casa mas não conta com muito espaço disponível para isso, é abusar do espaço vertical das paredes livres! Assim, será possível otimizar o espaço sem atrapalhar a movimentação natural nos cômodos, e sem deixar de lado todo o estilo e o charme de uma adega de vinho em casa.

Nesse modelo, são diversas ideias para se inspirar! É possível fazer desde uma adega pequena a uma adega que comporte um número maior de rótulos. Você pode integrá-la à churrasqueira, à sala de jantar ou à cozinha, em diversos formatos - dos clássicos quadradinhos das ​prateleiras garrafeiras​, a formatos super modernos e inusitados que funcionam como verdadeiros itens de decoração!

adega cozinha
Foto: A adega em formato de quadradinhos, feita no próprio móvel, é um clássico perfeito para utilizar o espaço de forma inteligente. (Reprodução) 

adega palitos
Foto: Este formato de adega com pinos para apoiar as garrafas transformou totalmente o ambiente! (Reprodução/Illa)

Depois de escolher seu modelo, o próximo passo é usar a criatividade para escolher o melhor local para a sua adega de parede. Você pode colocá-la ao lado da ​mesa de jantar​, aproveitar o espaço extra que fica em cima ou ao lado da geladeira, ou aquele espacinho livre na parede do balcão da cozinha.


adega climatizada cozinha
Foto: Neste projeto criativo e contemporâneo, o espaço ao lado e acima da adega refrigerada foi utilizado para montar uma adega, o que pode ser feito também na cozinha, nos cantos livres perto da geladeira. (Reprodução/Sá & Cioni)


Adega Sob Medida

Para melhor adaptar o móvel ao seu espaço ou necessidade, talvez seja necessário recorrer a uma adega sob medida. Assim, você poderá criar a ​melhor adega​ para o seu ambiente, seja qual for a sua preferência. Dessa forma, também é possível criar um ambiente próprio para a adega, sonho de consumo de todos os apaixonados por vinho, permitindo que a coleção de garrafas seja ainda maior.

adega climatizada comodo
Foto: Um ambiente próprio para a adega é o sonho dos enófilos, como neste projeto, que transforma a adega em parte da decoração, deixando-a aparente com a utilização do vidro. (Reprodução/Charlie Barnett Associates)

Esse formato de adega também permite que sejam criadas todas as condições ideais de armazenamento para os vinhos, especialmente os chamados vinhos de guarda - aqueles que realmente ficam ainda melhores ao longo dos anos. Para isso, é ideal que a luminosidade e temperatura do ambiente estejam sempre nos parâmetros indicados para cada vinho. Por isso, criar um ambiente próprio trará a possibilidade de controlar todos esses fatores, perfeito para quem é mais expert no assunto.

Nesse caso, é possível misturar diversos materiais para criar as ​melhores adegas​ para cada lar! A ​adega de madeira​ é, sem dúvida, a mais tradicional, e pode ser combinada com elementos em vidro para ganhar um toque de modernidade, deixando o local à mostra para contribuir na decoração. Revestimentos em pedras também são uma opção popular para adegas e deixam o ambiente incrível!

adega comodo climatizada
Foto: Neste apartamento, um local para a adega foi criado com bastante vidro, unificando os ambientes de forma estilosa. (Reprodução/Arch Daily - Cristiano Bauce)

Esse ambiente pode ser criado em diversos locais da casa, até mesmo na sala - desde que exista um espaço considerável para realizar essa pequena obra. Uma ideia legal para casas que contam com um porão ou sótão é revitalizar esse espaço criando a sua adega, trazendo mais beleza e utilidade para esses ambientes constantemente esquecidos.


Adegas Criativas

Se você gosta de explorar ideias criativas e diferentes de decoração para deixar o seu lar com ainda mais personalidade, pode tentar alguns modelos de adega de ​DIY, ou “faça você mesmo”. Assim, além de criar algo com um custo mais baixo, você poderá adaptar melhor o móvel ao seu espaço e gosto.

É possível encontrar diversos tutoriais de passo a passo na internet para vários modelos diferentes de adega, dos mais complexos aos mais simples, permitindo que até quem não tem muitas habilidades em carpintaria consiga montar o seu próprio móvel!

adega ganchos
Foto: Ideia de adega simples e bonita para fazer em casa. (Reprodução/I Spy DIY)

adega parade
Foto: Ideia fácil de adega de madeira rústica, utilizando pregos grandes para prender as garrafas, combinada com a tinta de quadro negro na parede para escrever o tipo de cada vinho. (Reprodução/Our Vintage Home Love


Que tal adicionar ainda mais charme para a sua casa com uma adega? Vem conhecer todos os modelos de adegas disponíveis no site da Aiup​! E não se esqueça de contar para a gente o que você achou das nossas dicas nos comentários! :)

Comentrios