Energia Solar Residencial: Compensa instalar painel solar em sua casa?

Publicado em 26.02.2019 | comentários | 456 visualizações

Seja pensando em alternativas mais sustentáveis para o meio ambiente, ou apenas focando na questão financeira, a energia elétrica é um assunto cada vez mais recorrente para os brasileiros. 

Por um lado, diversas inovações apontam para a geração de uma energia mais limpa, renovável e que minimize os impactos ambientais, por outro, embora haja um desejo real em reduzir os custos com a energia elétrica, ainda existe uma certa resistência em aderir a um sistema pouco conhecido, ou até mesmo desconhecido para alguns. 

Mas, para quem pensa em aliar a preservação, cuidado com o meio ambiente e a diminuição dos gastos no orçamento doméstico ou empresarial, é bom saber que já existem opções bastante viáveis e muito vantajosas no mercado.

Uma das quais é a utilização da energia solar para geração de eletricidade.

E para que você possa conhecer mais sobre o assunto, mesmo que nunca tenha ouvido falar, preparamos um pequeno guia sobre a utilização, benefícios e soluções oferecidas pela energia solar. 

Energia Solar Residencial - Como funciona?

painel solar

Ciclo da energia solar transformada em energia elétrica - Gazetaweb

Para entender melhor, vamos começar pelo conceito. A denominação de energia solar se refere à energia gerada pela luz ou pelo calor do sol. 

Funciona assim: Por meio dos sistemas heliotérmico (processo de uso e acúmulo do calor proveniente dos raios solares) ou fotovoltaico (que desenvolve energia pela ação da luz), a energia captada pode ser convertida e utilizada em forma de energia térmica ou elétrica e aplicada em diversos usos, sejam eles residenciais, empresariais e até mesmo industriais. 

Traduzindo… Através do uso de um painel solar, inversores e outros equipamentos que compõem o sistema fotovoltaico, consumidores já conseguem gerar a própria energia e se tornar autossuficientes quando se fala em energia elétrica. 

Sendo considerada limpa e renovável, a energia solar  é uma das alternativas mais promissoras a ser explorada atualmente. Prova disso é de que ela é a fonte energética que mais cresce no mundo e no Brasil, estando como prioridade em diversos planos de investimentos, como por exemplo na Petrobras

Para se ter ideia da dimensão, em 2018, o Brasil alcançou a marca histórica de 1 gigawatt de potência instalada. De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica - Absolar, a potência é capaz de abastecer 500 mil residências e atender o consumo de 2 milhões de brasileiros, mesmo considerando que o país ainda está abaixo do seu potencial de geração. 

Em 2019, a expectativa é de que o setor solar fotovoltaico ultrapasse esta marca, o que, além de proporcionar liberdade e empoderamento para a sociedade, poupará os recursos do meio ambiente, já que não emite os gases poluentes nocivos que contribuem para o aquecimento global. 

Custo x benefício - Livre-se dos altos custos de energia

painel solar

Energia solar é uma solução eficiente para driblar os gastos com energia elétrica - brasil.gov.br 

O grande mito de que a energia solar fotovoltaica é cara já está defasado e acabou caindo por terra. 

Ao se tornar uma das fontes renováveis mais competitivas do Brasil, com retornos sobre investimento entre 6 e 10 anos, ela está cada vez mais acessível, e contribui para o desenvolvimento econômico e ambiental do país. 

Além de não poluir o meio ambiente com o seu uso, o que já é um motivo suficiente para aderir a ideia, você ainda pode poupar um bom dinheiro na conta de eletricidade. 

E falando em economia, você sabia que com a instalação do painel de energia solar pode economizar até 80% do valor de sua conta de luz atual? Isso porque, após a instalação, continuará apenas arcando com os custos da tarifa mínima de energia. 

Porém, as vantagens de instalação do painel fotovoltaico não param por aqui. Ao optar por este sistema de geração de energia você estará utilizando uma fonte renovável e inesgotável, não poluente, eficiente e com pouca, ou quase nenhuma manutenção, já que sendo extremamente resistente possui uma garantia de performance de aproximadamente 25 anos. 

Aliado a estes motivos, temos ainda uma instalação rápida, simples e sem burocracia, que deve ser realizada por profissionais capacitados, e de quebra, a valorização do seu imóvel. 

Painel solar caseiro 

Com objetivo de inovar e economizar, há ainda quem arrisque uma solução caseira para construir o seu próprio painel solar, no melhor estilo do faça você mesmo. 

Para ajudar, diversos modelos caseiros estão disponíveis na internet, sendo que a maioria deles utiliza materiais recicláveis na sua composição e se tornam acessíveis para todos. 

Um bom exemplo deles, e talvez o mais conhecido, é bastante criativo e utiliza garrafas pet e caixas de leite para sua elaboração. 

E se você ficou inspirado, oferecemos uma ajudinha extra e separamos para você o Manual do Aquecedor Solar, disponibilizado pela Centrais Elétricas de Santa Catarina - CELESC, em parceria com o idealizador do projeto, José Alcino Alano. 

Com ele, você poderá criar o seu próprio sistema de geração de energia solar, seguindo um passo a passo bem elaborado e descritivo.

painel solar

Painel solar residencial feito com garrafa pet - Pensamento Verde 

Soluções caseiras para reduzir a conta de energia elétrica 

Uma vez que você já conhece como funciona o sistema de energia solar, é hora de pensar sobre o assunto. 

E enquanto você analisa a possibilidade de implantação, que tal começar a economizar energia elétrica desde já? 

Abaixo, separamos algumas soluções fáceis para reduzir o custo deste serviço. Confira:

-Em primeiro lugar, conscientize todos a sua volta de que a intenção é reduzir os gastos com energia elétrica. Explique a ideia de forma lúdica para as crianças.
-Aproveite a iluminação natural de maneira inteligente. Abra as cortinas e instale mesas e eumascrivaninhas próximas a entradas de luz natural.
-Opte por equipamentos e eletrodomésticos que contenham o selo Procel A de economia de energia. Isto indica uma alta eficiência e um baixo consumo elétrico do aparelho.
-Fique de olho na manutenção do ar condicionado! Faça revisões regularmente e mantenha os filtros limpos.
-Para a iluminação dos ambientes externos, prefira o uso de fotocélulas que são acionadas somente no período noturno.


Curso de Instalador de Energia Solar, veja como aproveitar o melhor momento do setor para montar seu próprio negócio.

curso

Comentários