Qual é a diferença entre Madeira Maciça, Multilaminado, MDF e MDP?

Publicado em 22.01.2018 | comentários |

É muito comum termos dúvidas referentes aos materiais na hora que vamos comprar nossos móveis, e frequentemente vem acompanhada de um outro questionamento: qual é a melhor? A verdade é não existe uma melhor que a outra, pois depende muito de qual será a utilidade de cada material. Então vamos às diferenças:

A Madeira Maciça, na maioria das vezes é o Pinus, é muito utilizado em partes de móveis que precisam ter uma estrutura muito firme sem que seja necessário ter cortes muito espessos, como os pés de móveis e também cadeiras e banquetas. Não costuma ser indicada para painéis ou tampos, pois por ser uma madeira de matéria-prima natural, ela varia muito com a temperatura e a umidade, se expandindo e contraindo, podendo apresentar rachaduras.

madeira maciça

Já o Multilaminado, é produzido através de camadas de lâminas torneadas, entrelaçadas e coladas entre si. É um painel de alta resistência, muito indicado para prateleiras e também para estrutura. Diferente da madeira maciça, o Multilaminado tem baixa reatribilidade (contração e expansão) e é excelente para fixação de parafusos e ferragens. Apesar de ser muito resistente, costuma ser mais leve que o MDF e o MDP.

multilaminado

O MDF, significa Medium Density Fiberboard, ou Chapa de Fibra de Madeira de Média Densidade. É um painel produzido através da aglutinação de fibras de madeira com resinas sintéticas e aditivos. A principal característica deste material é a possibilidade de ser cortado facilmente em diversas formas e ângulos, sem que sua superfície seja comprometida. Outro benefício deste material é o equilíbrio entre a porosidade e a absorção de tinta, que o torna muito fácil de ser pintado. É o material mais utilizado no mobiliário, sendo muito comum em tampos, portas de móveis, laterais, superfícies, entre outras muitas utilidades, as vezes até mesmo estruturais.

mdf

Não menos importante, o MDP, Middle Density Particleboard, é muito parecido com o MDF, com algumas pequenas diferenças. Ao invés de ser produzido com fibras de madeira triturada como no MDF, ele é produzido com partículas de madeira maciça, mais resina e aditivos. As partículas de madeira maciça dão maior resistência, mas também maior porosidade, o que torna a pintura um pouco mais complexa, pois necessita de mais camadas de tinta. Possui a mesma utilidade que o MDF, sendo largamente usado em superfícies, laterais, estrutura, entre outros.

mdp

A grande questão é, para quê o material será usado? Você observará muitos móveis que utilizam dois, três, ou até mais materiais em sua composição. O importante é saber se o fabricante utiliza adequadamente cada parte, prevendo os esforços de peso, fixação de ferragens e parafusos, e a resistência de que cada parte da mobília deve ter.

Comentários