Confira as Melhores Dicas para você escolher o seu Rack para TV sem errar!

Publicado em 22.11.2018 | comentários | 114 visualizações

Depois de um dia cansativo no trabalho, não existe nada melhor que chegar em casa, tirar toda aquela rouparada, levantar os pés, descansar ou se distrair com a TV, certo? Ou ainda, no final de semana convidar os amigos pra jogar um Game, assistir vídeos no Youtube, ou assistir Netflix com alguém especial. Seja qual for a ocasião, a sua TV estará acomodada em um dos móveis mais chave na decoração e praticidade da Sala de Estar ou Sala de TV: o Rack!

Por ser exatamente um móvel em muita evidência na Sala, é importantíssimo atentarmos à alguns detalhes que podem fazer toda a diferença. Neste artigo, nós separamos algumas características essenciais para você não errar na hora de escolher o seu.

rack easy ref 0871 0 887 189 824 ean 7899957909084 5 copiar

(Os Racks Coloridos quando escolhidos corretamente costumam ser o xodozinho da casa.)

Antes de falar das características, quero fazer apenas umas considerações para refletirmos:

AFINAL, QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS UTILIDADES DE UM RACK?

O Rack é um móvel versátil, mas é praticamente inevitável que a principal função dele, como já falamos, é de servir de apoio à TV. Além da TV, ele é muito usado para colocar objetos decorativos que representam algo íntimo, como porta-retratos, vasos e esculturas, que incrementam o visual e sabendo fazer uma boa harmonia transformam radicalmente o seu ambiente.

Não menos importante, o Rack serve também de apoio para acessórios que são conectados à TV, como: aparelhos de tv a cabo, home theater, soundbars ou caixas de som, ou ainda apoio de consoles ( Vídeo Games ) e outros.

Também nos Racks, podemos guardar na gaveta alguns objetos que tenham alguma consonância com a sala de estar, como jogos de tabuleiro, baralho, uno, dominó, ou ainda objetos e acessórios de mídia não utilizados rotineiramente, como aquele controle de remoto que é raramente usado, ou os joystick de consoles para não ficarem “jogados” pela sala, pilhas reservas, manuais, e o que mais você achar que tenha a ver com o seu cantinho de mídias.

ENTÃO, QUAIS AS CARACTERÍSTICAS ESSENCIAIS PARA NÃO ERRAR NA HORA DE ESCOLHER O RACK PARA SALA DE TV?

Permita-me fazer apenas uma última observação antes. Falaremos principalmente sobre os Racks de Madeira por serem os mais comuns de se achar no mercado.

Vamos às Características:

TAMANHO: Há vários tamanhos de Racks e é certamente a primeiro critério a ser observado no momento de comprar, pelo simples motivo de que o tamanho deve ser adequado ao cômodo! Lógico que esta característica dependerá do tamanho de seu apartamento ou casa, mas provavelmente você deverá escolher um Rack Pequeno para quarto. Ou então, para a sala, se ela for pequena, você também escolherá um Rack Pequeno, ou ainda para uma sala maior, você pode escolher um Rack Médio, ou um Rack Grande. É fundamental que você meça a peça antes de escolher, pois isso decidirá muito sobre a circulação, praticidade e toda a harmonia do ambiente.

fdrk12br2pag fi net med copiar

 (Racks Pequenos são excelentes para casas pequenas, ou apartamentos pequenos.)

MATERIAL: Os Racks de Madeira são muito bonitos e dão um ar de aconchego na casa.  Existem também Racks Mistos, com Madeira e Metal que também são super bonitos.

Vamos aos materiais: Racks de Madeira Maciça e Racks em Multilaminado costumam ser imponentes e muito resistentes, aguentam muito bem “tombos” dos mais desastrados  e também o apoio de pesos maiores.

rack quadrato ref 782 0943 847 24 copiar

(Racks com Madeira Maciça ou Multilaminado, costumam ter uma resistência maior e impõe um alto padrão ao ambiente.)

Os Racks em MDF e Racks em MDP, são mais versáteis, possuem maior variedades de cores, possuem cortes mais finos, e dão maior leveza ao ambiente.

rack branco com jatob

(O MDF e o MDP são super versáteis, possíveis de se desenvolver a maior variedade de Racks, bem como cores e modelos diferentes.)

Os Racks de Metal, mistos entre Metal e MDP, ou Metal e MDF, ou Madeira Maciça com MDF, também são uma boa pedida, dependendo do modelo trazem toques refinados à Sala de TV, ou Quarto.

rack aparador amaro preto

(Combinações de MDP ou MDF com Metal sempre cai super bem na decoração.)

Saiba um pouco mais sobre como escolher o material ideal para seu Rack na nossa publicação: Qual é a diferença entre Madeira Maciça, Multilaminado, MDF e MDP?

COR: É um toque a mais de personalidade no seu móvel. Com a cor você também consegue trabalhar a harmonia do ambiente de forma mais criativa. O toque da cor, influencia tanto na percepção de espaço como no humor. No livro “Psicologia das Cores” da Autora Eva Heller, ela explica a influência das cores no humor. Nós usamos isso também para considerar a influência das cores nos móveis. Por exemplo, um Rack Preto traz a sensação de elegância e requinte para o ambiente e, segundo a autora, é a cor de maior preferência dos Jovens. A cor preta também é conhecida por “Combinar com tudo”. A cor branca, é muito relacionada à paz, pureza, à clareza. O Rack Branco trás esta leveza à sala. E para quebrar o gelo, um Rack Amarelo remete a otimismo e recreação. Caso queira dar um clima mais animado e a harmonia do ambiente permitir, o Amarelo é a escolha perfeita. Você também pode optar por cores mais clássicas, como em cor de madeira, e ainda nesta opção há várias tonalidades diferentes. Há também muitas outras cores de Rack, sinta-se à vontade para escolher a cor que preferir, mas cuide para não destoar da harmonia das cores da Sala, ou se destoar do que faça sentido na decoração.

rack marley ref 490 0167 33 40 2 copiar   amarelo

(O amarelo e o branco combinados também fica muito estiloso.)

MODELO: COM PAINEL OU SEM PAINEL?

Basicamente, há dois tipos de Racks, o Rack com Painel para TV, e Rack sem painel. O tipo do Rack também é muito importante e neste momento é fundamental que você analise qual é o tamanho ou o tipo de TV que você vai colocar, além da sua altura. Uma regra básica da decoração, é que o centro da TV deve estar na altura dos seus olhos. Então leve em consideração à partir de qual ponto você assistirá para definir a altura.

Altura ideal para a TV

 (Ilustração cedida pelo BLOG: Casa Cotidiana)

Também há modelos suspensos de Racks Fixos na parede, que por não ter pés, facilitam a limpeza do móvel. Para Racks Suspensos, preste muita atenção ao peso suportado pelo móvel, pois você não quer correr o risco de ver sua TV se espatifar toda pelo chão, não é? Uma alternativa de Rack Suspenso excelente, é o Rack Cant da foto abaixo.

rack cant suspenso

(Um Rack Suspenso ajuda muito na praticidade do ambiente, pois não permite acumulação de sujeira.)

Os racks design são o ponto forte da Aiup, com modelos exclusivos e assinados. Você já  tem alguma ideia do Rack que você quer? Entre em contato com conosco, nós podemos te ajudar!

Comentários