Quarto Pequeno: Truques imperdíveis para decoração

Publicado em 24.10.2018 | comentários | 167 visualizações

Acompanhando a evolução dos imóveis urbanos, os cômodos das casas pequenas estão cada vez menores. E já que a tendência é esta, é preciso botar a imaginação para funcionar e pensar em  como transformar um ambiente pequeno em um lugar mais espaçoso e acolhedor, com boa dose de beleza e personalidade. 

Para dar uma forcinha, abordando como tema os espaços compactos, a dica da Aiup de hoje traz soluções simples e incríveis de decoração para quarto pequeno.

Afinal, tamanho não é tudo.

small bedroom layout ideas 01

* Modelo de quarto em que paredes trabalham como aliadas da decor. Architectural Digest

Conte com cada milímetro

Muitas vezes encarada como um desafio e até mesmo uma grande dificuldade, a decoração de quarto pequeno é apenas uma questão de ajuste! Neste caso, basta abusar da criatividade e considerar cada milímetro para garantir um ambiente aconchegante e pessoal, apesar da metragem pequena.

Tendo o espaço, ou a falta dele, como um problema a resolver, alguns truques se fazem necessários para que você possa usufruir de todo conforto necessário.

Com a fita métrica em mãos, prepare-se para começar!

Na hora de definir a cama, dê preferência a opções com baú, ou inclua gavetas inferiores em seu projeto. Desta forma, você ganha espaço de armazenamento para utilizar como preferir, de acordo com as suas necessidades. 

Como grandes alternativas para a falta de espaço, considere ainda bicamas, beliches ou treliches, principalmente se o projeto de decoração for para um quarto infantil.

Outra boa ideia é incluir móveis com portas de correr. Além de trazer praticidade, este tipo de mobiliário não compromete a circulação e possibilita a criação de um ambiente moderno e funcional.

E já que falamos em móvel funcional, não poderíamos deixar de abordar os criados-mudos. Com opções que atendem a todos os gostos, este é o tipo de mobiliário multifuncional. Pode servir como apoio para objetos como livros e luminárias, e ainda como peça de destaque na sua decor.

Bancos e cadeiras também possuem dupla função e podem quebrar o galho em uma decoração mais descontraída e jovial. Servindo como mesa de apoio ou assento, são a solução ideal para quem possui pouco espaço e muita personalidade e estilo.

E como a intenção é aproveitar todo e qualquer espaço disponível, não podemos esquecer das paredes. Como aliadas na decoração, elas podem servir para abrigar prateleirasnichos e espelhos. Aqui, vale ainda optar por painéis decorativos e também incluir a fixação da tv, se for o caso.

Papéis de parede e tecidos adesivos também são uma boa possibilidade. Basta utilizar com cautela, uma vez que estampas ou detalhes diversos podem pesar o ambiente.

 quarto pequeno02

* Com decoração clean quarto pequeno ganha amplitude. Loombrand

Conforto acima de tudo

Quarto é lugar de descanso. É para onde corremos após um dia cheio de compromissos e buscamos calma e inspiração.

Neste sentido, o ambiente deve refletir o nosso gosto pessoal e características. Tudo isso sem esquecer a harmonização do espaço. 

Porém, para conquistar todo o conforto necessário em um ambiente reduzido, diversos fatores devem ser levados em consideração. Desde a cor dos móveis até a iluminação, tudo deve ser pensado com carinho, de forma que retrate sua personalidade e traga a sensação de amplitude.

Por isso, alguns truques simples podem fazer a diferença.

Para as paredes, cores claras trazem harmonia e elegância. As cores mais fortes e quentes podem ser utilizadas como elementos de contraste. Como ilusão de ótica, cores claras e neutras podem fazer com que seu quarto pareça um pouquinho maior.

Agora com relação a iluminação, dê preferência a iluminação natural. Para aplacar a claridade, cortinas charmosas trazem aconchego ao mesmo tempo em que permitem controlar a intensidade do sol.

Mas, se o objetivo é proporcionar um ambiente mais intimista e romântico, aposte na iluminação indireta. Você pode conquistar este efeito com arandelas, spots e pendentes.

 quarto pequeno03

* Quarto pequeno com elementos de destaque trabalhados em cores escuras. Freshome

Menos é mais

Como em qualquer outro cômodo, a decoração de quarto pequeno deve ser pensada. E assim, com um pouco de planejamento e dedicação você terá como resultado final, o ambiente que sempre sonhou…

Neste caso o objetivo principal é um cômodo organizado, com um bom aproveitamento de espaço e personalidade.

Para começar, como já mencionamos anteriormente, cores claras devem ser aplicadas nas paredes.  Cores e tons mais fortes também podem ser utilizados, é claro. Porém, a dica é que sejam aplicados em elementos de destaque em almofadas, luminárias, quadros e outros itens decorativos.

Ao montar o quarto, é bom ficar atento ao tamanho dos móveis. A circulação deve fluir de forma tranquila, trazendo praticidade para o seu dia a dia.  Procure manter ao menos 60 centímetros de distância entre a cama, armários e parede.

Dê preferência aos móveis verticais, os quais aumentam a sensação de amplitude e, na maioria das vezes, ocupam pouco espaço. Em algumas situações, podem funcionar ainda como divisores de ambientes.

Cuidado para não sobrecarregar na quantidade de móveis ou objetos. Quando se fala em quarto pequeno, lembre-se da máxima: menos é mais!

 quarto pequeno04

*Com muito charme e funcionalidade, móvel vertical compõe decoração de quarto pequeno - Home BNC

Recapitutando…

Graças as dicas da Aiup agora você sabe que, mais do que tamanho, a decoração de um quarto pequeno depende mesmo é de inspiração. 

E para que você possa relembrar os pontos principais, vamos refrescar a sua memória:

  • Antes de começar tenha em mente que seu quarto é seu retiro de descanso. Faça suas escolhas com muito carinho e imprima sua personalidade em cada toque;
  • Na hora da pintura, as cores claras devem ser consideradas como prioridade. Deixe as cores mais fortes para o destaque da composição.
  • Aproveite todo e qualquer espaço disponível, com muito planejamento. Móveis multifuncionais são a opção perfeita;
  • As paredes merecem atenção. Use prateleiras e nichos. Para decorar, quadros e espelhos;
  • Móveis proporcionais, que respeitem o tamanho do cômodo, garantem a circulação e praticidade do ambiente;
  • A iluminação faz toda diferença. Além da luz natural você pode optar por uma iluminação mais intimista e romântica, o que amplia a sensação de conforto e aconchego;
  • Mantenha o cômodo organizado e procure não sobrecarregar ambiente com mobiliário e objetos;

Confira mais dicas da Aiup de decoração para casas pequenas!

Para dicas e ideias de design e organização, continue ligado no Blog da Aiup! Aqui tem sempre novidades fresquinhas para os apaixonados por decoração. 

Comentrios