Casamento Real: A Decoração do Casamento de Harry e Meghan

Publicado em 28.05.2018 | comentários | 700 visualizações

No dia 19 de maio, o mundo todo parou para assistir ao mesmo casamento, a união entre o príncipe Harry e Meghan Markle​, atuais Duque e Duquesa de Sussex! Entre tantos detalhes especiais para o dia, a ​decoração de casamento​ atraiu muita curiosidade, já que, em se tratando de ​família real​, é esperada a elegância de costume.

Além disso, os casamentos da realeza servem como inspiração para muitas noivas e noivos que estão organizando o seu próprio dia especial, lançando várias tendências. Então vem conferir com a gente os detalhes desse grande dia e, quem sabe, se inspirar com as imagens para incorporar algumas dessas ideias no seu próprio casamento!

Castelo de Windsor, o local da cerimônia de casamento

Para a cerimônia e festa de casamento, o local escolhido foi o ​Castelo de Windsor​, residência favorita da ​Rainha Elizabeth II​ que fica a 40 quilômetros de Londres. A cerimônia aconteceu na histórica ​Capela de São Jorge​ (Saint George’s Chapel), a principal de Windsor e dedicada ao santo padroeiro da Inglaterra. A capela por si só já é um espetáculo com uma arquitetura histórica da alta Idade Média em estilo gótico, o que dispensa muitos adornos decorativos. 

capela-sao-jorge
Foto: Capela de São Jorge, em Windsor. (Reprodução)

A capela conta com incríveis vitrais, símbolos da época em que foi construída, que começou em 1348 e terminou apenas em 1528, quando teve sua última reforma. Ela foi construída no reinado de Henrique III, e foi consagrada como Igreja Matriz da Ordem da Jarreteira, a mais antiga ordem militar da Inglaterra. Durante suas reformas, entre 1475 e 1528, a capela foi transformada em uma verdadeira catedral.

interior-capela-sao-jorge
Foto: Interior da Capela de São Jorge. (Reprodução)


Além disso, é na Capela de São Jorge em que estão enterrados diversos reis e rainhas importantes da Inglaterra, como Henrique VIII, Isabel Bowes-Lyons, a Rainha-Mãe, e George VI, ambos pais da atual rainha da Inglaterra. Por isso, essa igreja possui um significado muito importante para a monarquia inglesa, além de seu peso histórico.

Assim, como a Abadia de Westminster, palco do casamento entre o Príncipe William e Kate Middleton, a Capela de São Jorge já foi local de diversos outros casamentos reais importantes, como o do príncipe Edward, filho mais novo da rainha Elizabeth, e Sophie Rhys-Jones. Esse ano, além do casamento entre Harry e Meghan, a capela também será o local da cerimônia da princesa Eugenie, neta da rainha.

interior-capela-sao-jorge
Foto: Interior da Capela de São Jorge, onde ficaram os convidados de Meghan e Harry. (Reprodução)


Decoração com flores

Um item muito importante na decoração de todo casamento são as flores! Os ​arranjos florais​ escolhidos para o casamento do príncipe Harry e Meghan foram de criação da florista ​Philippa Craddock​, e criaram uma linda composição tanto dentro quanto fora da capela.

A florista utilizou vegetações locais e da época, como ramos de faia, bétula e carpinus, retiradas dos próprios jardins de Windsor e do The Crown Estate. As flores, também da estação, incluíam ​rosas brancas​, p​eônias​ e ​dedaleiras​, muito comuns nos jardins reais da Inglaterra.

“As flores escolhidas possuem grande estoque de néctar, ou seja, elas oferecem muito alimento a animais que são polinizadores. Isso quer dizer que é possível que muitas
abelhas, borboletas e outros animais apareçam no casamento”, disse a especialista em conservação Alice Laughton em um vídeo divulgado pelo ​Palácio de Kensington​ em sua conta oficial no Twitter.

flores-decoracao-casamento
Foto: Dedaleiras são flores muito presentes nos jardins reais da Inglaterra. (Reprodução)

Já na entrada da igreja, foi criado um ​arco de flores gigante​ que também descia pelos corrimões da escada em frente à porta principal por onde os noivos entraram. Os arcos de flores são muito utilizados pelos britânicos na decoração de casamento, e também o fato de dar maior destaque aos ramos verdes, como é possível observar nos arranjos do casamento real.

arco-de-flores
Foto: Arco de flores na entrada da capela. (Reprodução/Danny Lawson - WPA Pool/Getty Images)

arco-de-flores
Foto: Arco de folhagens e flores brancas escolhidas por Meghan e Harry. (Reprodução/Danny Lawson - WPA Pool/Getty Images)

Decoração de casamento simples e elegante

Dentro da capela, a decoração foi discreta, contando com o mesmo estilo de arranjos de flores nas portas e no altar. Na porta interna, também foi colocado um grande arco floral, como o que ficou no exterior da igreja, enquanto que o altar contou com pequenos arranjos. Dessa forma, a arquitetura da capela foi muito valorizada, fazendo com que a decoração para o casamento integrasse as características originais do ambiente.

arco-de-flores
Foto: Arco de flores no interior da capela. (Reprodução/Danny Lawson - WPA Pool/Getty Images)

casamento-principe
Foto: Decoração simples no altar para destacar o aspecto arquitetônico gótico da capela. (Reprodução)

Apesar de não haver fotos divulgadas da recepção dos noivos, que aconteceu logo após a cerimônia em um dos salões do Castelo de Windsor, os noivos optaram pelo mesmo estilo de decoração com flores, usando a combinação de folhagens e flores da estação de forma discreta, uma vez que o ambiente provavelmente já possuía uma decoração mais chamativa.


O bolo de casamento

O bolo escolhido por Meghan e Harry era de limão, feito com ingredientes orgânicos pela famosa confeiteira Claire Ptak, da confeitaria ​Violet Cakes​, em Londres. A receita também contava com cobertura de creme de manteiga e xarope de flor-de-sabugueiro, produzido a partir de árvores de sabugueiro da residência da própria Rainha em Sandringham.

Os noivos queriam que o bolo fosse simples e representasse o frescor da primavera. Por isso, Claire decorou o bolo com mais de 150 flores frescas, entre elas peônias e rosas, assim como os arranjos florais.

bolo-de-casamento
Foto: O bolo de Meghan e Harry foi criado para representar o frescor da primavera. (Reprodução)


Apesar do aspecto relativamente simples do bolo, ele contou com acessórios e peças douradas incríveis que foram utilizadas como boleiras. Assim, esse protagonista da festa de casamento ficou digno de um casamento real, com toda a elegância e requinte que essas peças em ouro poderiam dar. Então, fica a dica para investir em uma boleira incrível no seu casamento!

Foi realmente uma cerimônia muito linda! Com todos esses detalhes especiais, esse casamento foi digno de um conto de fadas, e com certeza será uma fonte de inspiração para muitos casamentos que estão por vir. Com tanta elegância e bom gosto reunidos, não tem como errar! Nós da Aiup adoramos cada detalhe desse dia - e você, o que achou? Faria seu casamento assim? Conta para a gente nos comentários! Afinal, quem é que não gostaria de um conto de fadas para chamar de seu, não é?

Comentrios