7 Dicas para Deixar sua Casa mais Aconchegante no Inverno

Publicado em 04.06.2018 | comentários | 173 visualizações

Com a chegada "atrasada" da estação mais fria do ano em algumas regiões do Brasil, não tem nada melhor do que ficar em casa bem aquecido e confortável enquanto assiste a um filme, lê um livro ou apenas descansa. Por isso, é importante preparar a casa para que a sensação de conforto e aconchego seja maior do que o frio lá fora. A Aiup preparou algumas dicas para você transformar os ambientes da sua casa e prepará-la para que o seu inverno seja mais quentinho.

sofa-aconchegante
(Reprodução/​@chrislovesjulia​)


1 - Decore com mantas e almofadas

Uma pequena mudança nos acessórios já pode fazer muita diferença! Troque a capa das almofadas​ por tecidos mais quentinhos, como capas felpudas ou trabalhadas em tricô, para deixar a sua sala de estar ou quarto mais aconchegante. Espalhe-as pelo ​sofá​, pelas poltronas e pela cama para deixar o ambiente confortável e pronto para bons momentos de relaxamento. 

sofa-manta
Foto: Invista em almofadas com tecidos felpudos para mais conforto. (Reprodução/​@wishwishwish​

sofa-almofadas
Foto: Almofadas de tricô deixam o sofá quentinho! (Reprodução/​Ugg​) 

Com almofadas grandes e futtons, é possível criar um cantinho no próprio chão, em cima de um tapete, para assistir sua série preferida, ter seu momento de leitura do dia ou até mesmo realizar a sua meditação diária. Além de confortável, é uma forma muito criativa de decorar a casa para o inverno.

Conheça os modelos de almofadas que a Aiup selecionou especialmente para a sua casa!

As mantas também são perfeitas para deixar o local pronto para dar adeus ao frio que vem se aproximando! Além de lindas, elas estarão sempre à mão para se manter aquecido, seja na sala ou no quarto. Disponha mantas dobradas no sofá, na ​poltrona​ ou no final da cama, e opte por tecidos confortáveis e quentinhos, como a ​manta de tricô​ de lã e a m​anta de cashmere​.


manta-trico
Foto: A manta de tricô é a protagonista nessa cama super aconchegante! (Reprodução/​@oh.eight.oh.nine​)

sofa-almofadas-mantas
Foto: Esse sofá cheio de almofadas e com a manta de cashmere é tão convidativo que dá para passar o dia inteiro deitado aí! (Reprodução)


2 - Invista em tapetes

Além de lindos e elegantes, capazes de transformar completamente a decoração do ambiente, os tapetes são responsáveis por deixar a casa mais aquecida e visualmente mais aconchegante. Opte por modelos em tecidos felpudos ou de lã para deixar a decoração ainda mais preparada para o inverno.

Use sua criatividade e incorpore esse item em vários cantinhos da casa! Na sala de estar próximo ao sofá, no quarto logo abaixo ou ao lado da cama, no corredor, ​no banheiro​ ou até mesmo na cozinha, escolhendo modelos específicos para esse ambiente.

cama-tapetes
Foto: Os tapetes embaixo e ao lado da cama nesse quarto contribuem para uma atmosfera mais convidativa no frio. (Reprodução/​My Scandinavian Home​)

tapete-cozinha
Foto: Tapete na cozinha deixa o ambiente mais aconchegante. (Reprodução/​@jaclynpetersdesign​)


3 - Mude a roupa de cama

Assim como um sofá aconchegante, também queremos uma ​cama​ bem quentinha no inverno para um sono mais tranquilo e relaxante. Por isso, a ​decoração da cama​ pede mais camadas com tecidos encorpados, como os flanelados. Aposte em um ​edredom grosso e fofinho, combine com um cobertor de microfibra ou de lã, use a dica da manta para complementar a decoração e disponha várias almofadas para finalizar.
Assim, a sua cama vai ficar tão aconchegante que o difícil vai ser sair dela! Você pode brincar com cores para a roupa de cama, criando uma combinação de tons e estampas, ou manter tudo em cores neutras se preferir. O importante é ficar bem aquecido e confortável!

cama-almofada-manta
Foto: Invista em almofadas e inclua uma manta ou pelego fofinho na cama. (Reprodução/​@oh.eigh.oh.nine​)


4 - Aposte na madeira

Você sabia que a madeira é um isolante térmico natural? Por isso, é muito conhecida por aquecer a casa e trazer uma atmosfera mais convidativa aos cômodos. A madeira em tons mais escuros passa a sensação de calor para a decoração, enquanto que a madeira clara é bastante utilizada no estilo de ​decoração ​escandinava​ pois, além de aquecer, transmite a sensação de mais luminosidade e claridade para o ambiente, valorizando a luz natural que é mais escassa durante o inverno.

Além disso, a madeira é muito utilizada em decorações rústicas em casas de campo e chalés, podendo trazer um pouco desse ar do campo para a sua casa, transformando-a em um refúgio no frio. Aposte nesse material para decorar a sua casa no inverno, seja no mobiliário ou nos objetos decorativos, deixando o seu lar pronto para a estação!

Confira todos os modelos de ​mesa de madeira​ disponíveis na Aiup!

cozinha-mesa
Foto: Até a cozinha fica mais aconchegante com elementos em madeira. (Reprodução/​@place_ofmy_taste​)


5 - Invista em uma lareira

Nada combina mais com uma ​decoração de inverno​ do que uma ​lareira​! Seja ela portátil ou a clássica lareira de parede, além de combinar com a estação mais fria, sua casa ficará muito mais agradável e quentinha. Já existem no mercado diversos modelos de lareiras portáteis, ecológicas ou elétricas, com desenhos diferenciados para deixar o interior da sua casa sempre lindo, transformando essas peças em verdadeiros itens de design.

lareira-sala
(Reprodução/​Doherty Design Studio​)

Já a tradicional lareira de parede permite uma variedade de ideias de decoração para esse cantinho! Posicione velas, castiçais, ​quadros​, ​vasos com flores​ da estação ou ​espelhos​ em cima da lareira, se a estrutura permitir, e, no chão, um kit de acessórios e lenhas para complementar a decoração e dar mais praticidade na hora de acender o fogo.

lareira

(Reprodução/​Laure Joliet Photography​)


6 - Use tons terrosos

O efeito visual é tão importante quanto as sensações de calor na pele. Por isso, apostar em tons quentes e terrosos na decoração de inverno contribui para aquecer a sua casa visualmente! Tons de marrom, vermelhos queimados, laranja, cobre e bronze são ótimas opções para essa finalidade, além de estarem em alta.

O nosso ​pendente geométrico​ em cobre é a dica da Aiup para a sua casa!

Você pode combinar tom sobre tom para deixar a decoração mais sutil, ou utilizar eles combinados para potencializar ainda mais o efeito - mas lembre-se de tomar cuidado para não carregar demais um ambiente só! É possível incorporar as cores quentes na tinta da parede, no sofá, poltrona, ou em elementos mais sutis, como os acessórios: almofadas, mantas, tapetes, quadros e ​luminárias​. 


pendente-geometrico
Foto: Esse quarto mistura tons de marrom com vermelho nos quadros e conta com um pendente geométrico cobre. (Reprodução/​The Estate Trentham​)


7 - Incorpore o conceito ​hygge

Pronunciado ​“hoo-ga”​, a palavra vem do norueguês e, apesar de não ter tradução exata para o português, deriva do termo “bem-estar”. Remete ao sentimento de um ambiente acolhedor e aconchegante, o que é perfeito para os dias mais frios! O hygge pode estar presente em momentos simples, como um banho de banheira quentinho, mas também é possível incorporar esse estilo na decoração de forma mais abrangente, utilizando alguns dos elementos protagonistas desse conceito, como velas, texturas acolhedoras de tecidos e, principalmente, priorizando o conforto!

hygge
Foto: O hygge é um conceito de bem-estar. (Reprodução)

O que você achou das nossas dicas? Esperamos que, com elas, a sua casa fique bem quentinha e aconchegante durante esse inverno!

Comentários