A História de Charles e Ray Eames e sua Contribuição Memorável ao Design de Móveis Modernos

Publicado em 22.01.2018 | comentários |

Você certamente já deve ter visto no dia-a-dia algum móvel desenhado por esta dupla entre os anos de 40 à 70. Simplesmente visionários, suas obras continuam vivas até hoje e devem persistir por muitas décadas, quiçá séculos! Depois de Charles e Ray Eames, o design mobiliário nunca mais foi o mesmo. Foram notáveis contribuições nas áreas de Arquitetura, Mobiliário Moderno com diversas obras nas áreas de design gráfico e industrial, belas artes e cinema.

Mas quem foi o Casal Eames?

Vamos começar por Charles, ele nasceu na cidade de St Louis ( Missouri) nos EUA, era sobrinho do arquiteto William S. Eames. Charles estudou na Universidade Washington por dois anos até desistir. Conta-se que não se adequou à universidade por defender Frank Lloyd Wright, e ainda por defender arquitetos modernos. Ray, nasceu em Sacaramento ( Califórnia), era Designer, Artista e Cineasta. Se especializou em pintura expressionista abastrata com Hans Hoffman.

charles e ray

Charles se despediu deste mundo ataque cardíaco em 21 de Agosto de 1978 durante uma viagem à sua terra natal. Ray morreu 10 anos mais tarde, coincidentemente neste mesmo dia. Charles e Ray, com toda certeza seus trabalhos resultaram em um mundo mais prático, organizado, bonito e melhor.

Quais foram suas contribuições?

Charles dizia que o sonho dele era ter “pessoas trabalhando em coisas inúteis”. Pois nestes é que se encontram novos conceitos, toda a equipe era encorajada a fazer experimentos. O Studio Eames foi o pioneiro no uso de vários materiais para o design mobiliáro, como cadeiras modeladas em madeira compensada, malha de metal e resina plástica, além do trabalho com fibra de vidro. Seguem alguns exemplos icônicos:

Cadeira Charles Eames Wood EifelCabideiro Charles Eames

Poltrona Charles EamesCadeira de Escritrio Charles Eames

A Casa Eames

A casa dos Eames, era um espetáculo à parte. Foi construída com novas tecnologias materiais modernos desenvolvidos para a Segunda Guerra Mundial. A intenção era que a casa tivesse um estilo moderno e fosse feita de materiais pré-fabricados, fáceis de construir e que não precisasse modificar muito o terreno. Foi produzida com Estrutura em Aço, sendo o pé direito bem alto, com paredes e algumas divisórias em vidro, dando assim uma iluminação natural incrível para o seu interior. Além disso, o piso era na maior parte de madeira para quebrar o “gelo” dos materiais metálicos e dar mais conforto ao lugar. O Site ArchDaily fez um passeio virtual 3D muito interessante pela Casa Eames.

Seguem algumas fotos da casa: casa eames 2casa eames 3casa eames 4casa eames 5casa eames 6

O que achou do Casal Eames? Com certeza há muito, mas muito mais coisas interessantes para falar deste casal que mexeu com o mundo do Design. Se você quiser complementar deixando no seu comentário algo que não poderíamos ter deixado passar neste artigo, por favor, sinta-se em casa e comente!

Comentários